terça-feira, 13 de abril de 2010

Resultados da Pesquisa de Campo - Parte 2

Pesquisa de Campo Virtual e de Rua

Fizemos nossa pesquisa principal, a de campo, embasados no seguinte questionário:

Questionário – Lazer EDS



Questão 1: O que para você é lazer? (alternativa, assinalar SOMENTE uma por entrevistado).

(   ) Ficar em casa vendo TV, navegando pela Internet, etc.

( ) Sair à noite para bares, baladas e outros locais onde há bebida e música.

( ) Ir ao teatro, cinema, museus e outras atividades culturais do tipo.

( ) Praticar esportes e alternativas de atividades físicas.

( ) Sair sem destino à procura de alguma atividade ou evento que encontrar ao acaso.

( ) Viajar com a família e/ou amigos.

( ) Ir ao shopping e gastar a vontade.

Questão 2: Com que frequência você pratica atividades de lazer (passeios, viagens, etc.)? (alternativa, assinalar SOMENTE uma por entrevistado).

( ) Duas ou mais vezes por semana.

( ) Poucas vezes por mês.

( ) Quase nunca.

Questão 3: Quais são as principais opções de lazer na região? (alternativa, assinalar SOMENTE uma por entrevistado).

( ) Shoppings e centros comerciais.

( ) Teatros, cinemas, etc.

( ) Praças, parques ecológicos.

( ) Playgrounds, quadras esportivas.

( ) Bares, baladas, etc.

( ) Outros.

Questão 4: Quais as principais carências no lazer da região? (discursiva, anotar os principais pontos apresentados pelo entrevistado).

Questão 5: A falta de atividades e locais públicos de lazer na região acontecem por:

( ) Desconsideração da gestão político/pública.

( ) Falta de incentivos pelo setor privado.

( ) Pouco interesse da própria população.

( ) Outros. Quais?

Questão 6: Das atividades e locais de lazer, quais merecem destaque em boa qualidade e outros em precariedade? (discursiva, anotar os principais pontos apresentados pelo entrevistado).

Ela foi realizada somente com pessoas que moram na região do bairro de Bangu (onde se localiza a UFABC) e redondezas (admitindo somente até os bairros vizinhos de Bangu). A pesquisa aconteceu por dois meios: a internet, através do Google Docs que possibilitou a criação da pesquisa em aspecto virtual, sendo disseminada na principal comunidade do Orkut da UFABC, onde somente alunos da UFABC que moram na região pudessem responder e a pesquisa de campo pelas ruas, escolhendo pontos estratégicos no bairro de Bangu. A seguir, um esquema dos resultados de cada questão:

Questão 1:

Tabela com os resultados.

Gráfico mostrando os resultados.

Pelo gráfico, percebe-se que a maior parte dos moradores entrevistados preferem ficar em casa, são adeptos a uma atividade mais sedentária, o que pode ser explicado pelo fato de não haver infraestrutura, segurança e nem incentivo para que os moradores da região realizem um atividade de lazer ao ar livre como atividade fisica e ir à praças.

Questão 2:

Tabela com os resultados.

Gráfico mostrando os resultados.

Aqui fica evidente que a esmagadora maioria pratica muito pouco atividades de lazer. A falta de incentivo, infraestrutura gratuita, segurança e o dia-a-dia do trabalho não permitem que essas pessoas estabelaçam uma rotina para o lazer.

Questão 3:

Tabela com os resultados.

Gráfico mostrando os resultados.

O gráfico mostra que existe uma carência com relação a opções de lazer, segundo os moradores da região. Sendo necessário a implementação de outras opções principalmente opções pública e gratuitas e para a mudança desse quadro.


Questão 4:

Observando as respostas, notou-se uma grande variação de opiniões, citando que as principais carências no lazer da região são em parques e áreas verdes, centros culturais (como museus, cinemas, exposições artíticas, bibliotecas, apresentações de dança, etc.), estabelecimentos de lazer noturno (bares e baladas, por exemplo) e atividades para recreação infantil e da terceira idade.

Com esta grande variação nas respostas, nota-se que a região de Bangu é praticamente precária em infra-estrutura e divulgação em quase todo o tipo de lazer no geral. Vejamos qual o principal motivo dessa precariedade de acordo com os entrevistados na questão seguinte.

Questão 5:


Tabela com os resultados.


Gráfico mostrando os resultados.

O gráfico mostra que na opinião da população da região no entorno da ufabc a pouca realização de ativaidades de lazer e locais para tal, se dá pelo descaso político público que não diponibiliza locais (praças, quadras de esportes, lazer cultural) e não cuida do pouco que tem (deixando as poucas praças da região sem manutenção) e nem dar incentivo.

Questão 6:


Os entrevistados apontaram que os locais que merecem destaque em qualidade na região são os parques ecológicos (Celso Daniel, Sabina e Pignarati, por exemplo), os centos comerciais (como o ABC Plaza Shopping), locais esportivos (como o SESI) e poucos centros culturais (como a Escola Livre de Teatro). Em precariedade, os destaques aparecem como a nossa universidade (UFABC) por ainda não conter infra-estrutura de lazer, locais noturnos (como bares e baladas) e excepcionalmente em peso, cerca de 80% dos entrevistados citaram que os piores locais são as praças públicas da região (como a do Carrefour Oratório), devido a falta principalmente de segurança e de manutenção. Um aspecto relevante é que o descaso na região em relação ao lazer é principalmente pela falta de divulgação, provocando desconhecimento e desinteresse da população e, portanto, pouco aproveitamento de tais locais.

Conclusão:

A maior parte da pesquisa realizada nas ruas do bairro Bangu e arredores aconteceu em tempo chuvoso, frio e com poucas pessoas nas ruas, apenas no último dia de pesquisa encontramos um tempo relativamente quente e sem chuva, onde encontrou-se um maior número de pessoas circulando pelas ruas.

Mesmo com as condições em que foi realizada a maior parte da pesquisa, as pessoas não se importaram em responder as nossas perguntas e foram muito gentis ao responder o questionário elaborado pelo grupo.

Com base nas informações obtidas nas pesquisas podemos dizer que a maioria das pessoas não pratica regularmente atividade relacionadas a lazer, muitas vezes por não ter condições de praticá-las, já que no bairro não se tem infraestrutura que possa oferecer uma opção de lazer saudável e seguro para a população local. E a maior parte da área de lazer em locais abertos estão distantes em outros bairros, por essa razão muitas das pessoas acabam perdendo o interesse nesses locais devido a dificuldade de deslocamento até esses locais.

Com isso, podemos dizer que o bairro Bangu tem poucas opções de áreas de lazer e que as áreas destinadas a essa atividade não estão em condições de uso, muitas vezes por falta de interesse de toda a população e do município que, na maioria, não valoriza essas atividades.

1 comentários:

Keila disse...

Muito interessante o trabalho de campo. As respostas são excelentes no sentido de que dariam muuuuuuuiita análise. Só acho que faltou um pouco de fundamento teórico na análise de vocês que poderiam ter buscado no google academico, por exemplo, artigos científicos sobre essa questão.
Um abraço
Keila

Postar um comentário