quinta-feira, 8 de abril de 2010

Conceito de Lazer

Encontramos um texto muito interessante, do professor Valmir José Oleias da Universidade Federal de Santa Catarina, que relata o conceito de lazer de acordo com vários pensadores contemporâneos, discutindo e desenvolvendo ideias a respeito com um ótimo embasamento teórico-conceitual. Abaixo estão alguns trechos do texto, com citações de pensadores e do próprio autor.

“O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.”
Dumazedier (1976)


Lazer é: “um conjunto de atividades gratuitas, prazerosas, voluntárias e liberatórias, centradas em interesses culturais, físicos, manuais, intelectuais, artísticos e associativos, realizadas num tempo livre roubado ou conquistado historicamente sobre a jornada de trabalho profissional e doméstico e que interferem no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos.”
Camargo (1989)



"Camargo aponta um elemento importante, que merece destaque: afirma que o lazer é uma conquista vinculada à jornada de trabalho/tempo livre."
Valmir José Oleias (autor)


“O indivíduo se libera à vontade do cansaço, repousando; do aborrecimento, divertindo-se; da especialização funcional, desenvolvendo de forma intencional as capacidades de seu corpo e espírito.”
Rolin (1989)


"Para que a massa trabalhadora tenha acesso ao lazer, é preciso dar-lhe condições, não só criando uma infraestrutura adequada, mas também condições de vida melhores: empregos, salários condizentes, educação, saúde, habitação. Como podem os trabalhadores dos países subdesenvolvidos ter acesso ao lazer se ainda estão lutando pela sua sobrevivência?”
Castelli (1990)


"O lazer, em sua forma ideal, seria um instrumento de promoção social, servindo para: auxiliar no rompimento da alienação do trabalho, apresentando-se politicamente como um mecanismo inovador aos trabalhadores na medida em que estabelece novas perspectivas de relacionamento social; promover a integração do ser humano livremente no seu contexto social, onde este meio serviria para o desenvolvimento de sua capacidade crítica, criativa e transformadora; e, proporcionar condições de bem-estar físico e mental do ser humano."
Valmir José Oleias (autor)


“(...) a democracia política e econômica é condição básica, ainda que não suficiente, para uma verdadeira cultura popular; para a eliminação das barreiras sociais que inibem a criação e prática culturais. O que pretendo enfatizar é a necessidade e a importância de uma ação cultural específica, voltada para a produção e difusão de uma cultura de base popular, que contribua para a superação das atitudes conformistas e que possibilite a extensão da participação crítica e criativa muito além das minorias privilegiadas. Educar para o lazer, aproveitando o potencial das atividades desenvolvidas no “tempo livre”, significa acelerar o processo de mudança que possibilitará a instalação dessa nova ordem no plano cultural”
Marcelino (1983)


“É possível para os empresários conciliar suas atividades de negócios com seu divertimento. Eles têm as condições materiais e culturais para transmutar o lazer em trabalho e vice-versa. A posição que ocupam no sistema produtivo enquanto donos do capital e gestores de empresas, associada ao elevado status social que inclui altos graus de escolaridade formal e padrão cultural, dá aos empresários o privilégio de poder transformar o seu trabalho em atividade que traz algum prazer e satisfação.”
Forjaz (1992)


“Nas entrelinhas desse debate sobre o esporte, está o lugar e a própria concepção de lazer na sociedade industrial moderna. Os que o chamam de supérfluo ou elitista acham-se tomados inteiramente pela ideia de que o lazer é sinônimo de ócio, que por sua vez é associado às classes abastadas, também chamadas ociosas. É essa característica que lhes traz como marca de distinção a relação desinteressada e não utilitária com as artes, o esporte e outras atividades distanciadas do mundo do trabalho. Ao contrário, as classes trabalhadoras, cujo valor é a produção, tomariam a posição oposta, e o lazer para elas seria, em consequência, uma atividade secundária, executada apenas no tempo não preenchido pelo trabalho.”
Zaluar (1991)


"A relação com o trabalho, a sua presença ao longo da história da humanidade, o caráter de classe e a influência que o Estado contemporâneo pode apresentar colocam-se teoricamente como os principais elementos definidores do lazer."
Valmir José Oleias (autor)


Para vizualizar o texto completo, acesse: http://www.cds.ufsc.br/~valmir/cl.html

5 comentários:

Keila disse...

Pessoal,
só faltou citar direitinho e completa a fonte de onde tiraram essas frases (livro, editora, ano, página....)
Mas, parabéns, ficoumuito bbom!
abs,
Keila

Anônimo disse...

Que página é esta citação de Camargo.?

Anônimo disse...

Excelente a ideia de definir o lazer, expressando, assim, os diversos conceitos que o abarcam, permitindo ao homem dar-se conta da necessidade de entregar-se a atividades prazerosas, de entretenimento etc., fora do âmbito da ocupação laboral. Parabéns!
Ronaldo Sérgio M. Silva.

Anônimo disse...

lazer deve ser uma buceta em um pau.

Anônimo disse...

Vai toma no cu , too querendo bunda . Lazer é pau no cu .
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By : Gb , Celin e Ricardo !

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