terça-feira, 4 de maio de 2010

Comentários e Agradecimentos

Achei a pesquisa de campo muito produtiva para o nosso trabalho, uma vez que pudemos conhecer mais profundamente os problemas e também os aspectos positivos da área de lazer na região da Universidade.

Percebemos também o quanto o conceito de lazer mudou para as pessoas. Antes esse tipo de atividade estava mais relacionado ao convívio social. Hoje, lazer para muitos é ficar em casa, na frente da TV ou do computador.

Marianne Martinez Nabahan

Sentir na pele como uma pesquisa de campo se faz e funciona e compreender as reivindicações, opiniões e críticas ao lazer na região de Bangu, foi fundamental para elaborarmos dados e estatísticas, que embora simples, exprimiram satisfatoriamente a situação do local.

Vimos que ao longo da história, o conceito de lazer muda para cada sociedade de época em época, porém com uma tendência ao longo dos tempos a lazeres que influenciam e estimulam o sedentarismo. Alguns desses motivos são que as principais opções de lazer estão ligadas à tecnologia (TVs, Internet, videogames, cinema) que não necessitam de esforço físico (somente mental), a questões de segurança (é mais seguro deixar as crianças vendo TV do que permiti-las de brincar na rua, por exemplo) e pelo ritmo frenético de rotina na sociedade atual, que prefere curtir e descansar ao mesmo tempo em que se diverte, afastando-se de atividades físicas.

Andrei Frederico López

Ao realizar trabalhos como esses que percebemos o quanto que ficamos restritos ao ambiente escolar e/ou domiciliar, sendo estes importantes para a divulgação e conscientização não só dos problemas mas também daquilo que temos para usufruir.

No nosso caso, por exemplo, os resultados obtidos podem soar como um alerta, visto que uma grande parcela das pessoas entrevistadas apontaram que ultimamente o seu lazer fica limitado à TV e ao PC (ou seja, predomina o sedentarismo) e assim o nosso trabalho vem para informar alguns lugares possíveis de passar seus momentos livres e também para apontar o descaso de lugares que deveriam estar conservados.

O trabalho foi legal e interessante de ser realizado.

William Reis de Araujo


Agradecemos a participação na pesquisa de todos os moradores, alunos da UFABC, internautas da comunidade da UFABC no Orkut, internautas que participaram das nossas enquetes neste blog e a todos os alunos, monitor Daniel e a Professora Ana Keila Mosca Pinezi, que trouxe esta oportunidade para nós, que assistiram nossa apresentação sobre o trabalho no dia 14/04/2010.

1 comentários:

Anônimo disse...

Ao realizar trabalhos como esses que percebemos o quanto que ficamos restritos ao ambiente escolar e/ou domiciliar, sendo estes importantes para a divulgação e conscientização não só dos problemas mas também daquilo que temos para usufruir.
No nosso caso,por exemplo, os resultados obtidos podem soar como um alerta,visto que uma grande parcela das pessoas entrevistadas apontaram que ultimamente o seu lazer fica limitado à TV e ao PC (ou seja, predomina o sedentarismo)e assim o nosso trabalho vem para informar alguns lugares possíveis de passar seus momentos livres e também para apontar o descaso de lugares que deveriam estar conservados.
O trabalho foi legal e interessante de ser realizado.

William Reis de Araujo

Postar um comentário