terça-feira, 4 de maio de 2010

Comentários e Agradecimentos

Achei a pesquisa de campo muito produtiva para o nosso trabalho, uma vez que pudemos conhecer mais profundamente os problemas e também os aspectos positivos da área de lazer na região da Universidade.

Percebemos também o quanto o conceito de lazer mudou para as pessoas. Antes esse tipo de atividade estava mais relacionado ao convívio social. Hoje, lazer para muitos é ficar em casa, na frente da TV ou do computador.

Marianne Martinez Nabahan

Sentir na pele como uma pesquisa de campo se faz e funciona e compreender as reivindicações, opiniões e críticas ao lazer na região de Bangu, foi fundamental para elaborarmos dados e estatísticas, que embora simples, exprimiram satisfatoriamente a situação do local.

Vimos que ao longo da história, o conceito de lazer muda para cada sociedade de época em época, porém com uma tendência ao longo dos tempos a lazeres que influenciam e estimulam o sedentarismo. Alguns desses motivos são que as principais opções de lazer estão ligadas à tecnologia (TVs, Internet, videogames, cinema) que não necessitam de esforço físico (somente mental), a questões de segurança (é mais seguro deixar as crianças vendo TV do que permiti-las de brincar na rua, por exemplo) e pelo ritmo frenético de rotina na sociedade atual, que prefere curtir e descansar ao mesmo tempo em que se diverte, afastando-se de atividades físicas.

Andrei Frederico López

Ao realizar trabalhos como esses que percebemos o quanto que ficamos restritos ao ambiente escolar e/ou domiciliar, sendo estes importantes para a divulgação e conscientização não só dos problemas mas também daquilo que temos para usufruir.

No nosso caso, por exemplo, os resultados obtidos podem soar como um alerta, visto que uma grande parcela das pessoas entrevistadas apontaram que ultimamente o seu lazer fica limitado à TV e ao PC (ou seja, predomina o sedentarismo) e assim o nosso trabalho vem para informar alguns lugares possíveis de passar seus momentos livres e também para apontar o descaso de lugares que deveriam estar conservados.

O trabalho foi legal e interessante de ser realizado.

William Reis de Araujo


Agradecemos a participação na pesquisa de todos os moradores, alunos da UFABC, internautas da comunidade da UFABC no Orkut, internautas que participaram das nossas enquetes neste blog e a todos os alunos, monitor Daniel e a Professora Ana Keila Mosca Pinezi, que trouxe esta oportunidade para nós, que assistiram nossa apresentação sobre o trabalho no dia 14/04/2010.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Resultados da Pesquisa de Campo - Parte 2

Pesquisa de Campo Virtual e de Rua

Fizemos nossa pesquisa principal, a de campo, embasados no seguinte questionário:

Questionário – Lazer EDS



Questão 1: O que para você é lazer? (alternativa, assinalar SOMENTE uma por entrevistado).

(   ) Ficar em casa vendo TV, navegando pela Internet, etc.

( ) Sair à noite para bares, baladas e outros locais onde há bebida e música.

( ) Ir ao teatro, cinema, museus e outras atividades culturais do tipo.

( ) Praticar esportes e alternativas de atividades físicas.

( ) Sair sem destino à procura de alguma atividade ou evento que encontrar ao acaso.

( ) Viajar com a família e/ou amigos.

( ) Ir ao shopping e gastar a vontade.

Questão 2: Com que frequência você pratica atividades de lazer (passeios, viagens, etc.)? (alternativa, assinalar SOMENTE uma por entrevistado).

( ) Duas ou mais vezes por semana.

( ) Poucas vezes por mês.

( ) Quase nunca.

Questão 3: Quais são as principais opções de lazer na região? (alternativa, assinalar SOMENTE uma por entrevistado).

( ) Shoppings e centros comerciais.

( ) Teatros, cinemas, etc.

( ) Praças, parques ecológicos.

( ) Playgrounds, quadras esportivas.

( ) Bares, baladas, etc.

( ) Outros.

Questão 4: Quais as principais carências no lazer da região? (discursiva, anotar os principais pontos apresentados pelo entrevistado).

Questão 5: A falta de atividades e locais públicos de lazer na região acontecem por:

( ) Desconsideração da gestão político/pública.

( ) Falta de incentivos pelo setor privado.

( ) Pouco interesse da própria população.

( ) Outros. Quais?

Questão 6: Das atividades e locais de lazer, quais merecem destaque em boa qualidade e outros em precariedade? (discursiva, anotar os principais pontos apresentados pelo entrevistado).

Ela foi realizada somente com pessoas que moram na região do bairro de Bangu (onde se localiza a UFABC) e redondezas (admitindo somente até os bairros vizinhos de Bangu). A pesquisa aconteceu por dois meios: a internet, através do Google Docs que possibilitou a criação da pesquisa em aspecto virtual, sendo disseminada na principal comunidade do Orkut da UFABC, onde somente alunos da UFABC que moram na região pudessem responder e a pesquisa de campo pelas ruas, escolhendo pontos estratégicos no bairro de Bangu. A seguir, um esquema dos resultados de cada questão:

Questão 1:

Tabela com os resultados.

Gráfico mostrando os resultados.

Pelo gráfico, percebe-se que a maior parte dos moradores entrevistados preferem ficar em casa, são adeptos a uma atividade mais sedentária, o que pode ser explicado pelo fato de não haver infraestrutura, segurança e nem incentivo para que os moradores da região realizem um atividade de lazer ao ar livre como atividade fisica e ir à praças.

Questão 2:

Tabela com os resultados.

Gráfico mostrando os resultados.

Aqui fica evidente que a esmagadora maioria pratica muito pouco atividades de lazer. A falta de incentivo, infraestrutura gratuita, segurança e o dia-a-dia do trabalho não permitem que essas pessoas estabelaçam uma rotina para o lazer.

Questão 3:

Tabela com os resultados.

Gráfico mostrando os resultados.

O gráfico mostra que existe uma carência com relação a opções de lazer, segundo os moradores da região. Sendo necessário a implementação de outras opções principalmente opções pública e gratuitas e para a mudança desse quadro.


Questão 4:

Observando as respostas, notou-se uma grande variação de opiniões, citando que as principais carências no lazer da região são em parques e áreas verdes, centros culturais (como museus, cinemas, exposições artíticas, bibliotecas, apresentações de dança, etc.), estabelecimentos de lazer noturno (bares e baladas, por exemplo) e atividades para recreação infantil e da terceira idade.

Com esta grande variação nas respostas, nota-se que a região de Bangu é praticamente precária em infra-estrutura e divulgação em quase todo o tipo de lazer no geral. Vejamos qual o principal motivo dessa precariedade de acordo com os entrevistados na questão seguinte.

Questão 5:


Tabela com os resultados.


Gráfico mostrando os resultados.

O gráfico mostra que na opinião da população da região no entorno da ufabc a pouca realização de ativaidades de lazer e locais para tal, se dá pelo descaso político público que não diponibiliza locais (praças, quadras de esportes, lazer cultural) e não cuida do pouco que tem (deixando as poucas praças da região sem manutenção) e nem dar incentivo.

Questão 6:


Os entrevistados apontaram que os locais que merecem destaque em qualidade na região são os parques ecológicos (Celso Daniel, Sabina e Pignarati, por exemplo), os centos comerciais (como o ABC Plaza Shopping), locais esportivos (como o SESI) e poucos centros culturais (como a Escola Livre de Teatro). Em precariedade, os destaques aparecem como a nossa universidade (UFABC) por ainda não conter infra-estrutura de lazer, locais noturnos (como bares e baladas) e excepcionalmente em peso, cerca de 80% dos entrevistados citaram que os piores locais são as praças públicas da região (como a do Carrefour Oratório), devido a falta principalmente de segurança e de manutenção. Um aspecto relevante é que o descaso na região em relação ao lazer é principalmente pela falta de divulgação, provocando desconhecimento e desinteresse da população e, portanto, pouco aproveitamento de tais locais.

Conclusão:

A maior parte da pesquisa realizada nas ruas do bairro Bangu e arredores aconteceu em tempo chuvoso, frio e com poucas pessoas nas ruas, apenas no último dia de pesquisa encontramos um tempo relativamente quente e sem chuva, onde encontrou-se um maior número de pessoas circulando pelas ruas.

Mesmo com as condições em que foi realizada a maior parte da pesquisa, as pessoas não se importaram em responder as nossas perguntas e foram muito gentis ao responder o questionário elaborado pelo grupo.

Com base nas informações obtidas nas pesquisas podemos dizer que a maioria das pessoas não pratica regularmente atividade relacionadas a lazer, muitas vezes por não ter condições de praticá-las, já que no bairro não se tem infraestrutura que possa oferecer uma opção de lazer saudável e seguro para a população local. E a maior parte da área de lazer em locais abertos estão distantes em outros bairros, por essa razão muitas das pessoas acabam perdendo o interesse nesses locais devido a dificuldade de deslocamento até esses locais.

Com isso, podemos dizer que o bairro Bangu tem poucas opções de áreas de lazer e que as áreas destinadas a essa atividade não estão em condições de uso, muitas vezes por falta de interesse de toda a população e do município que, na maioria, não valoriza essas atividades.

Resultados da Pesquisa de Campo - Parte 1

Bem, finalmente conseguimos concluir com êxito nossas pesquisas de campo nas ruas e na internet. Apresentaremos os resultados através de gráficos e descrições detalhadas, expondo nossas opiniões sobre cada processo.

Pequena Pesquisa na Comunidade do Orkut da UFABC

Fizemos uma simples pesquisa com apenas duas perguntas, idênticas às das nossas enquetes neste blog, na principal comunidade do Orkut da UFABC. A comunidade é composta em grande maioria por alunos da universidade. Veja abaixo a imagem das duas perguntas, detalhadas em número de votos e porcentagens de respostas.

Figura 1: Enquete feita através do Orkut, avaliando o que é lazer para as pessoas.

Figura 2: Gráfico que relaciona opções de lazer e votos.

Nota-se que os resultados apresentaram relevância em três respostas: “Sair à noite para bares, baladas e outros locais” (25% dos votantes), “Ir ao teatro, cinema, museus, etc.” (21% dos votantes) e “Viajar com a família e/ou amigos” (21% dos votantes). Isto sugere que a maioria dos alunos da UFABC entendem e, podemos afirmar que preferem, atividades que acontecem em ambientes externos a seus lares, geralmente locais diferenciados e razoavelmente frequentados como cinemas, bares, baladas, teatros e além de procurar novos lugares.


Foi realizado também uma enquete sobre a frequência em que realiza-se atividades de lazer como passeios e viagens e os resultados são mostrados na imagem abaixo.

Figura 3: Enquete feita através do Orkut, avaliando com que frequência as pessoas realizam atividades de lazer.


Figura 4: Gráfico que relaciona frequência das atividades de lazer e votos.


Nota-se que essas atividades de lazer estão em baixa, talvez por causa da falta de tempo gerado pelo ritmo acelerado imposto pelo regime trimestral da faculdade ou mesmo pela preferência de outras atividades como mostrado na pesquisa acima.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Descaso da praça ao lado da UFABC

A praça localizada do lado do Carrefour na Avenida dos Estados, infelizmente é um exemplo de má conservação de um espaço público que poderia estar sendo utilizado para o lazer dos cidadãos que vivem próximos da Universidade.

Localização.

O lixo jogado por toda extensão da praça é um dos fatores que afasta a população do local. A total falta de segurança da região, o uso do espaço por usuários de drogas e as mesas e quadra quebradas e sem condições de uso também afastam as pessoas da praça.

Nem a presença de um playground e uma pequena pista de skate na praça a torna convidativa. É muito difícil ver crianças brincando nesse espaço público.

Infelizmente, por descaso da prefeitura de Santo André e da própria população, um espaço que poderia estar sendo bem aproveitado por todos, se tornou vazio e sem produtividade.

Veja abaixo as fotos que tiramos do local neste último sábado (10):

Que mal tem? Pena que se deu mal! xD

Escola Livre de Teatro: uma excelente opção de lazer cultural


A Escola Livre de Teatro (ELT) é um centro de formação, pesquisa e experimentação das linguagens teatrais de acesso público e gratuito. O espaço é mantido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santo André e mantém atividades nas diversas áreas teatrais.

A ELT foi fundada na primeira gestão do prefeito Celso Daniel em 1990 na cidade de Santo André, SP. Funcionou até o ano de 1994, quando foi fechada por uma nova gestão eleita no município. O projeto foi retomado em 1997 na volta do prefeito Celso Daniel a administração da cidade e até hoje as atividades são desenvolvidas no prédio criado especialmente para abrigá-la (com a reforma do Teatro Conchita de Moraes e com a construção dos anexos para abrigar as salas de aulas e outros espaços de criação).


 

A escola localiza- se na Praça Rui Barbosa, nº 12, Bairro- Santa Terezinha - Santo André/SP (Próxima à estação de trem Prefeito Saladino).



Para contato:
Telefone: (11) 4996-2164 / 4997-5254
Informações também podem ser obtidas no blog: http://www.escolalivredeteatro.blogspot.com/

Projeto incentiva uso dos parques em Santo André

Encontramos uma reportagem muito interessante publicada no mês de janeiro pelo Diário do Grande ABC, mostrando a iniciativa do Projeto Parque do Mês que atrai moradores e novos visitantes a frequentarem mais os parques da cidade de Santo André, promovendo qualidade de vida e saúde. Veja a reportagem, abaixo.

domingo, 17 de janeiro de 2010 7:07
Projeto incentiva uso dos parques em Santo André
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC

Promover momentos de lazer e ainda incentivar o uso dos 13 parques de Santo André. Este é o intuito do Projeto Parque do Mês, que teve início ontem no Parque Regional da Criança Palhaço Estrimilique, no Parque Jaçatuba. O evento, a ser realizado uma vez por mês no município, terá hoje show de variedades circences com a Troupe Irmãos Marambino, às 15 h.

O torneiro ferramenteiro Ronaldo Dantas, 37 anos, de Santo André, foi uma das 200 pessoas que usufruiram da estrutura do projeto para divertir a filha Ana Carolina Gimenes, 3. Embora não soubesse do evento, foi ao parque e ajudou a pequena a participar das brincadeiras. "Ela está se divertindo muito. É tanta opção que não sabe nem o que fazer."

O gerente de Ação Comunitária da Prefeitura, Tomás José Padovani, diz que a população, por muitas vezes, esquece que existem locais públicos que podem garantir o lazer da família. "Com essa iniciativa, esperamos que as pessoas deixem de ficar em casa vendo televisão e percebam que existem outras opções." O próximo evento, com data a ser divulgada, será no parque Nascentes de Paranapiacaba, no próximo mês.

DE FORA

Mas não foram apenas os moradores de Santo André que gostaram da iniciativa. O operador de produção Reginaldo de Oliveira, 34, de São Paulo, teve um momento de nostalgia ao trazer os dois filhos (Bruno, 1 e Luana, 9) para o parque. É que, quando criança, por morar em Santo André, foi muitas vezes ao espaço. "Acho legal termos uma opção gratuita de lazer", disse.

Além dos brinquedos habituais do parque, as crianças também tiveram o Expresso Lazer - um ônibus adaptado como palco -, mesa de pingue-pongue, brinquedoteca, cama elástica, entre outras coisas. O evento hoje terá início às 8h.

O link da reportagem foi encontrado em:


Veja alguns dados do Parque Jaçatuba, citado na reportagem acima.

Parque Regional da Criança Palhaço Estremelique

Parque Regional da Criança Palhaço Estremelique

Av. Itamarati, 536 - Parque Jaçatuba
Telefone: 4479-5693

Horário de funcionamento:
de domingo a domingo, das 6h às 18h

Segurança, acesso para necessidades especiais
sanitários - rampas

Área densamente arborizada com playground, área para caminhada, equipamentos para ginástica, sanitários, quadra de tênis, uma pequena arena, uma escola municipal de iniciação artística que oferece cursos de arte e música. Aos sábados recebe a feira de artesanato.

Dados encontrados no link:

ABC Plaza Shopping: para quem curte um lazer mais "requintado"

Localizado em Santo André, na região do ABC paulista, o ABC Plaza Shopping foi inaugurado em 1997. Atualmente, segundo recentes pesquisas do Ibope, é o centro de compras preferido e mais lembrado entre os consumidores locais.

Com um projeto arquitetônico que contempla iluminação natural e extensa área verde, o ABC Plaza possui mais de 63 mil metros quadrados de Área Bruta Locável e figura entre os 20 maiores empreendimentos do Brasil no segmento de shopping centers, de acordo com a entidade nacional do setor (Abrasce).

O ABC Plaza recebe mensalmente 1,3 milhão de clientes e reúne importantes marcas do varejo como: Extra Hipermercados, C&C Casa e Construção, C&A, Pernambucanas, Casas Bahia, Ponto Frio, Marisa, Kalunga, McDonald´s, Burger King, entre outras.

Além de ser reconhecido pela gestão moderna e eficiente, o empreendimento foi premiado nacionalmente por permanentes investimentos em programas socioculturais e em ações voltadas à preservação ambiental, como o Sistema de Reuso de Água, inédito entre shoppings da Grande São Paulo.


Localização.

O ABC Plaza está estrategicamente localizado próximo as principais vias: Anchieta, Av. D.Pedro II, Av. dos Estados, Av. Lions, Av. Prestes Maia e Av. Industrial.

O acesso é favorecido também pela proximidade do terminal rodoferroviário que reúne linhas dos mais diversos pontos de SP e Grande ABC.

Além dos grandes centros de compras já citados, contém pontos de lazer para todas as idades. Veja alguns abaixo:
 

Cinema no ABC PLAZA é muito mais emoção!

Precursora e especializada em complexos multiplex no Brasil, a Cinemark projeta seus espaços de cinema buscando oferecer conforto e alta tecnologia para seu público e, por isso, conta com salas com melhor visibilidade e som mais nítido.

Além da qualidade Cinemark, o complexo do ABC PLAZA Shopping conta com 10 salas de exibição, trazendo filmes diferentes todas as semanas.

É mais uma ótima opção de lazer para todos os dias!

Fone: 11.4979-5078
Dragon Bowling é diversão garantida!

No ABC Plaza você conta com 24 pistas automatizadas, todas com sistema Bumper, que impede que a bola saia fora da pista. Assim, crianças e adultos podem competir de igual para igual.

Além das pistas, a arcade de games do Dragon Bowling conta com jogos eletrônicos, vídeos, simuladores e dardo eletrônico. É mais uma ótima opção para todos se divertirem pra valer.

O Dragon Bowling também é uma boa opção para comemorar aniversários e outras festivas, ou, simplesmente, para o sagrado happy hour no Sport Bar.
Labirinto: crianças com atendimento personalizado.

Especialmente projetado para crianças de 3 a 10 anos, a Labirinto Games oferece no período de férias escolares um mundo de brincadeiras em um espaço de aproximadamente 600m2.

Entre os diferenciais desta operação está o atendimento, personalizado conforme a faixa etária da criança. Ou seja, as crianças menores têm à disposição brinquedos como bonecas e carrinhos, enquanto os maiores podem se divertir nas piscinas de bolinha e com os jogos do Playstation 3.

Acompanhe um comercial do shopping:


Gostou? O horário de funcionamento do shopping é:

Segunda a Sábado:
das 10 às 22 horas

Domingos e Feriados
-Alimentação e Lazer - das 10 às 22 horas
-Lojas das 14 às 20 horas  
Para mais informações, acesse:

Parque Celso Daniel: uma grande opção de lazer ecológico e esportivo

O Parque Celso Daniel é o único do estado de São Paulo com horário de funcionamento 24 horas. Ele conta com câmeras de vídeo instaladas por toda sua extensão, cerca de 64.650 m² de área,  fornecendo segurança aos visitantes que utilizam a quadra, o ginásio esportivo, o campo de futebol, a pista de Cooper e ainda contemplam as exposições que ocorrem no pavilhão. Boas caminhadas no bosque e ótima sugestão para tirar as crianças do video-game e do computador para gastar suas energias brincando no parque infantil.

Visão noturna do parque.


Visitantes conhecendo o bosque.

Localiza-se na Avenida Dom Pedro II, 940 - Santo André.

Localização.

domingo, 11 de abril de 2010

SESI: uma bela opção de lazer esportivo e cultural

O SESI (Serviço Social da Indústria) foi criado em 1 de julho de 1946, trata-se de uma instituição privada brasileira sem fins lucrativos que atua em todo o Brasil com o intuito de promover o bem-estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores que atuam nas indústrias, da sua família e da comunidade na qual estão inseridos.

Logo do SESI estimulando a esportividade.

 
Em 52 Centros de Atividades (CATs), o SESI-SP oferece aos trabalhadores da indústria e à comunidade em geral ações educativas, culturais, artísticas, esportivas, sociais e de cidadania, sempre com a intenção de melhorar a qualidade de vida dos usuários.

O bairro Santa Terezinha é contemplado com uma unidade do SESI que se localiza na Praça Doutor Armando de Arruda Pereira, 100; diversas atividades são oferecidas à população.

Localização do SESI no bairro de Santa Terezinha, Santo André.

Infanteria UFABC: uma boa opção de lazer musical

Veja abaixo um pequeno texto descrevendo a Bateria da nossa universidade, uma ótima sugestão para os estudantes tirarem a tensão das provas (rs) e pra quem gosta, curtir um bom ritmo.

Se você gosta de música, mais especificamente samba e algumas de suas vertentes, há a possibilidade de ouvir e conhecer os ensaios da Infanteria (bateria universitária da UFABC). Ela conta com 35 membros (com previsão de expansão) e atualmente realiza seus ensaios todas as quartas às 18h e sextas às 13h na praça ao lado do campus da UFABC em Santo André, próxima ao Carrefour Oratório. Além de participar de eventos artístico-culturais, a Infanteria também anima as festas da UFABC e torneios esportivos em que os alunos da instituição federal participam.


Ensaio da Infanteria

Novidades!

E aí, galera! Desculpa se ficamos quase dois dias sem postar, mas convenhamos, final de semana é sagrado pra todos! xD

Estamos felizes com o andamento das pesquisas, e estamos gratos principalmente com o bom recebimento e participação (não tão esperados) da pesquisa de campo virtual!

Em breve postaremos os resultados de nossa pesquisa sobre lazer na região do bairro de Bangu, apresentando todos os detalhes!

Até mais! ;)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O seu momento de lazer é "saudável"?

"Com a vida agitada que as pessoas levam atualmente e com pouco tempo livre que resta, não dá para separar “áreas” da nossa vida para cada instante livre, como, por exemplo, momentos de lazer, de cuidados com a saúde, de convívio social. O ideal é agrupá-los para aproveitar o máximo possível as nossas “brechas na agenda”. Assim, podemos praticar um esporte como uma forma de lazer e, ao mesmo tempo, estaremos cuidando da nossa saúde."
Marianne Martinez Nabahan

Veja abaixo uma reportagem interessantíssima que aborda como a sociedade atual pratica suas atividades de lazer sem ter sã consciência dos benefícios ou pejuízos à sua saúde, socialização, qualidade de vida, entre outros pontos.

Lazer e Qualidade de Vida

Ver televisão, jogar videogame, conversar com os amigos — seja ao vivo, por telefone ou pela Internet —, ouvir música, ler, sair para dançar, praticar esportes, ir ao cinema ou passear no shopping... Enfim, são várias as atividades gostosas de fazer quando se tem tempo disponível. Mas será que todas elas são benéficas à saúde?

Atualmente, existe uma grande preocupação com o que as pessoas andam fazendo durante seu tempo livre, pois se sabe que isso se reflete diretamente em sua produção diária. Exemplificando: um aluno que passa todos os dias muitas horas na frente da televisão vai encontrar dificuldades para se sociabilizar com os colegas na escola. Além disso, hábitos sedentários — como assistir à TV — fazem com que os alunos tenham baixo rendimento nas práticas físicas. Então, mesmo que as atividades realizadas no tempo livre tragam prazer, é preciso se preocupar em como contrabalanceá-las, dividindo o tempo de ócio entre atividades lúdicas quaisquer e outras específicas que privilegiem a qualidade de vida e, conseqüentemente, a saúde.

Uma divisão adequada necessita de pelo menos algumas práticas físicas semanais. Podem ser atividades sistemáticas, como a ginástica em academia, a musculação, a natação e a “escolinha” esportiva, ou atividades não-formais, como a caminhada, os esportes com os amigos, a dança, entre outras. O importante é a regularidade, que pode variar de duas vezes por semana a diariamente. O ideal é iniciar fazendo duas ou três vezes por semana e, à medida que se sentir motivado e preparado, aumentar a freqüência semanal. É recomendável que não se cometam exageros — fazer quinhentos abdominais em um único dia não é a mesma coisa que fazer cem abdominais diários durante cinco dias —, e que se mantenha o mesmo intervalo: quem faz natação três vezes por semana obtém melhores resultados praticando, por exemplo, às segundas, quartas e sextas-feiras que aqueles que a fazem em dias variados todas as semanas.

Entretanto, cada vez mais, as pessoas têm tarefas diárias, preferindo, quando em seu escasso tempo de ócio, não abrir mão daquelas atividades que lhes trazem mais satisfação, independentemente de estas lhes propiciarem melhores condições de saúde ou não. É novamente o caso de assistir à TV que, do ponto de vista da saúde, traz mais transtornos que benefícios. Diante dessa situação, a sugestão é a seguinte: por que não unir o útil ao agradável? Assistir à TV enquanto se faz exercícios de alongamento ou abdominais. Em vez de conversar horas com amigos ou com o(a) namorado(a) pelo telefone ou pela Internet, convidá-los para uma conversa enquanto realizam uma saudável caminhada ou praticam algum esporte. Ouvir música e dançar é outra combinação muito boa. O importante é usar a criatividade, tornando aquela prática que, a princípio, parecia ser desagradável em algo extremamente motivador.

Retirada do portal EDUCACIONAL, disponível em:

Divulgação dos blogs de nossos colegas

Acabamos de inserir uma lista de blogs na barra lateral que compreende alguns blogs de nosso colegas de turma. Achamos fundamental a divulgação interna dos links dos blogs entre cada grupo, garantindo união e dinamismo de informação entre todos.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Conceito de Lazer

Encontramos um texto muito interessante, do professor Valmir José Oleias da Universidade Federal de Santa Catarina, que relata o conceito de lazer de acordo com vários pensadores contemporâneos, discutindo e desenvolvendo ideias a respeito com um ótimo embasamento teórico-conceitual. Abaixo estão alguns trechos do texto, com citações de pensadores e do próprio autor.

“O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.”
Dumazedier (1976)


Lazer é: “um conjunto de atividades gratuitas, prazerosas, voluntárias e liberatórias, centradas em interesses culturais, físicos, manuais, intelectuais, artísticos e associativos, realizadas num tempo livre roubado ou conquistado historicamente sobre a jornada de trabalho profissional e doméstico e que interferem no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos.”
Camargo (1989)



"Camargo aponta um elemento importante, que merece destaque: afirma que o lazer é uma conquista vinculada à jornada de trabalho/tempo livre."
Valmir José Oleias (autor)


“O indivíduo se libera à vontade do cansaço, repousando; do aborrecimento, divertindo-se; da especialização funcional, desenvolvendo de forma intencional as capacidades de seu corpo e espírito.”
Rolin (1989)


"Para que a massa trabalhadora tenha acesso ao lazer, é preciso dar-lhe condições, não só criando uma infraestrutura adequada, mas também condições de vida melhores: empregos, salários condizentes, educação, saúde, habitação. Como podem os trabalhadores dos países subdesenvolvidos ter acesso ao lazer se ainda estão lutando pela sua sobrevivência?”
Castelli (1990)


"O lazer, em sua forma ideal, seria um instrumento de promoção social, servindo para: auxiliar no rompimento da alienação do trabalho, apresentando-se politicamente como um mecanismo inovador aos trabalhadores na medida em que estabelece novas perspectivas de relacionamento social; promover a integração do ser humano livremente no seu contexto social, onde este meio serviria para o desenvolvimento de sua capacidade crítica, criativa e transformadora; e, proporcionar condições de bem-estar físico e mental do ser humano."
Valmir José Oleias (autor)


“(...) a democracia política e econômica é condição básica, ainda que não suficiente, para uma verdadeira cultura popular; para a eliminação das barreiras sociais que inibem a criação e prática culturais. O que pretendo enfatizar é a necessidade e a importância de uma ação cultural específica, voltada para a produção e difusão de uma cultura de base popular, que contribua para a superação das atitudes conformistas e que possibilite a extensão da participação crítica e criativa muito além das minorias privilegiadas. Educar para o lazer, aproveitando o potencial das atividades desenvolvidas no “tempo livre”, significa acelerar o processo de mudança que possibilitará a instalação dessa nova ordem no plano cultural”
Marcelino (1983)


“É possível para os empresários conciliar suas atividades de negócios com seu divertimento. Eles têm as condições materiais e culturais para transmutar o lazer em trabalho e vice-versa. A posição que ocupam no sistema produtivo enquanto donos do capital e gestores de empresas, associada ao elevado status social que inclui altos graus de escolaridade formal e padrão cultural, dá aos empresários o privilégio de poder transformar o seu trabalho em atividade que traz algum prazer e satisfação.”
Forjaz (1992)


“Nas entrelinhas desse debate sobre o esporte, está o lugar e a própria concepção de lazer na sociedade industrial moderna. Os que o chamam de supérfluo ou elitista acham-se tomados inteiramente pela ideia de que o lazer é sinônimo de ócio, que por sua vez é associado às classes abastadas, também chamadas ociosas. É essa característica que lhes traz como marca de distinção a relação desinteressada e não utilitária com as artes, o esporte e outras atividades distanciadas do mundo do trabalho. Ao contrário, as classes trabalhadoras, cujo valor é a produção, tomariam a posição oposta, e o lazer para elas seria, em consequência, uma atividade secundária, executada apenas no tempo não preenchido pelo trabalho.”
Zaluar (1991)


"A relação com o trabalho, a sua presença ao longo da história da humanidade, o caráter de classe e a influência que o Estado contemporâneo pode apresentar colocam-se teoricamente como os principais elementos definidores do lazer."
Valmir José Oleias (autor)


Para vizualizar o texto completo, acesse: http://www.cds.ufsc.br/~valmir/cl.html

Uma breve introdução

Este blog foi criado para fazer parte do trabalho de conclusão da disciplina de “Estrutura e Dinâmica Social”, que pertence ao curso de Bacharelado em Ciência & Tecnologia e é ministrada, na turma A, pela professora Ana Keila Mosca Pinezi na Universidade Federal do ABC (UFABC).

O trabalho é realizado por um grupo de seis alunos pertencentes à mesma turma com o intuito de apresentar uma questão social relacionada com ciência e tecnologia, de forma a discutir e compreender a problemática envolvida no grupo ou comunidade estudada, oferecendo soluções alternativas.

O grupo, identificado como “Grupo 9”, o qual realizará a apresentação de tal trabalho no dia 14 de abril de 2010, é composto pelos alunos:

→ Andrei Frederico López

→ Enoque Almeida de Souza

→ Marianne Martinez Nabahan

→ Paula Keshia Rosa Silva

→ Raoni Aparecido do Carmo Cardoso

→ William Reis de Araujo

O tema escolhido trata da questão de lazer na região da UFABC – Santo André, bairro de Bangu e arredores –, avaliando tal assunto através da pesquisa de campo com os moradores da região e das impressões dos próprios integrantes do grupo. A análise estará embasada na infraestrutura, disponibilidade, acesso, qualidade e variedade disponíveis.

Após as análises e discussões, o grupo tentará propor alguma solução (incluindo a utilização da tecnologia) para resolver os problemas apresentados na área do lazer.

Todo o andamento do trabalho, pesquisas, entrevistas e discussões serão relatados através deste blog.

Você, caro visitante, é essencial para o nosso trabalho. Ajude-nos participando das enquetes, comentado nossos posts e até divulgando para seus amigos o link do nosso blog e convidando pessoas para responder nossa pesquisa virtual – atenção, somente pessoas (incluindo alunos da UFABC) que moram na região do bairro de Bangu em Santo André podem participar.

O link da pesquisa virtual é:

Obrigado! ^^

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Seja bem-vindo(a)! ^^

O que é lazer para você?